top of page

A arte da comunicação.

Comunicar não é apenas passar uma informação, é se fazer entender pelo outro.


Você com certeza já brincou do jogo do telefone sem fio e deu umas boas gargalhadas com o resultado final. Mas, na vida real essa brincadeira poder perder um pouco a graça.


Imagine o seguinte cenário:

Você é um chefe bastante extrovertido e adora fazer confraternizações na empresa para incentivar o bom relacionamento entre os funcionários. Assim, tem a ideia de fazer um lanche para ver o eclipse solar que vai acontecer às 16h no pátio da sua empresa. Para isso, você fala com o seu gerente que convoque a todas a participar.

Você: Chame a todos para o evento do eclipse solar às 16h no pátio da empresa e avise para não ir a olho nu, pois pode ser perigoso.

O gerente então passa a informação para frente: O chefe mandou todos irem para o pátio às 16h ver um clipe da banda "Solar", pediu para tomar cuidado para não irem nus pois é perigoso.

O funcionário fica empolgado com a informação e sai falando para todos: o chefe falou que vai fazer um clipe da banda "Solar" no pátio às 16h e é pra ir pelado, quem não quiser não precisa comparecer.

Pois bem, imagine a situação do pátio da empresa às 16h!

"Saber se comunicar é uma arte que pode ser aprendida"

Para isso vou propor aqui três dicas para você melhorar a sua forma de se comunicar.

1° Empatia: busque se colocar no lugar daquele que esta recebendo sua informação. Saber qual é o contexto que essa pessoa vive (social, cultural, nível escolar, etc.) ajuda na hora da escolha das palavras a serem usadas para que o outro consiga absorver o que está sendo dito.

2° Estratégia: tenha em mente que você pode precisar explicar com outras palavras e outras formas o que está falando. Por exemplo um professor de matemática talvez tenha que desenhar diferentes cenários para que os alunos entendam o problema matemático.

3° Energia: entenda que as vezes a pessoa não está conseguindo manter o foco ou não talvez não consiga entender de primeira a informação que foi passada, por isso é importante ter bastante energia e paciência para repassar a informação.


Lembre-se que se certificar que foi entendido é essencial para que a comunicação seja eficaz. Por isso não se esqueça de deixar aqui o seu feedback, seu Like e seu comentário!

Obrigada!




369 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page