top of page

Comunicação e(a)fetiva

Comunicar não é só saber passar uma informação, mas é saber falar e ouvir com atenção.


Porquê nos comunicamos e como reagir quando alguém vem desabafar com a gente?


Conversando com minha amiga um dia desses, ela me fez uma pergunta que me fez fazer esse post:

- Uai! Mas porque uma pessoa te fala o que ela esta sentindo se ela não vai querer sua opinião?

E aí? Você também fica com essa dúvida? Alguma vez você já deu alguma solução para alguém e recebeu uma resposta, talvez até meio grosseira, de que não queria sua opinião e ficou confuso(a) com isso?


Pois bem, quando paramos para pensar em comunicação, somos levados a pensar que nos comunicamos única e exclusivamente para passar uma informação/conhecimento. Porém, nem sempre é esse o caso. Estudos mostram que boa parte dos homens usam da comunicação para reafirmar algo, já as mulheres se comunicam muitas vezes para criar conexão e intimidade. Com isso já podemos perceber que nós mulheres somos mais falantes e, digamos, mais curiosas. Já os homens são mais precisos ao se comunicarem e poucas vezes buscam por algo além do que já foi falado.

Então, como vou saber se a pessoa está querendo ou não minha opinião?

Na maioria das vezes ela vai te informar, seja por uma pergunta, seja pelo tom de voz, seja por um gesto com a cabeça ou com as mãos. Te dando assim uma abertura para dar sua tão desejada opinião.


E se ela não demonstrar nada disso? Eu fico calada, não mostro reação? Claro que não, em uma conversa tudo vira comunicação, ou seja, apenas um simples gesto com a sua cabeça demonstrando compreensão e empatia serão o suficiente para acolher o que a pessoa está te passando. Logicamente, ninguém é adivinho, então se você ficar na dúvida se a pessoa está solicitando sua opinião ou apenas esta desabafando, pergunte.


"Ninguém é responsável pelo o que você ouve, mas você é responsável pelo o que e por como você fala.”


Atenção!

É de extrema importância que você se atente ao que a pessoa está dizendo e ao que ela está tentando te informar, pois muitas vezes o nosso estado emocional influencia a nossa interpretação. Em outras palavras, se estiver em dúvida sobre o que a pessoa está querendo dizer, pergunte e não tire suas próprias conclusões, pois essas podem falar muito mais sobre você do que sobre quem está desabafando.


Como romper com essa tendência e melhorar nossas relações?

1°- É necessário identificar que é necessário uma melhora para depois se dedicar a isso.

2°- Deve-se ouvir com empatia. As vezes tomamos uma postura defensiva, que diminui a medida em que percebemos que a intenção é entender e não julgar.

3°- Espere a pessoa falar até o final e certifique-se de que compreendeu tudo, repetindo o que ouviu.

4°- Não tenha medo de pedir ajuda e perguntar. É melhor perguntar do que supor em cima das suas próprias opiniões.


Lembre-se que para uma boa comunicação o Feedback é essencial. Então, não esqueça de deixar sua opinião a caixa de comentários 💬 e dar um like ❤️ se você gostou do conteúdo!

Até a próxima!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page