top of page

Seja um líder

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Para podermos liderar, é primeiro preciso sabermos lidar com nós mesmos.

Como me tornar o meu próprio líder?





Um bom líder é destacado por duas palavras-chave influência e confiança, mas o que poucos sabem é que por trás dessas palavras há duas ainda mais importantes o autoconhecimento e a comunicação e escuta ativa.

As pessoas não nascem líderes, são os seguidores que atribuem a elas essa característica.

"O autoconhecimento e a autoconfiança são duas competências comportamentais de grande importância para que uma pessoa possa liderar sua própria carreira. É necessário que a pessoa possa olhar para si mesma e ter total consciência de suas qualidades e defeitos. Ao olhar para si e examinar suas potencialidades e limitações, poderá identificar o que precisa ser melhorado para atingir seus objetivos e propósitos de vida pessoal e profissional."

Assim, para poder liderar sua própria vida é preciso muita dedicação e autoconhecimento, pois antes de se conhecer e influenciar alguém é preciso que você saiba o que quer e quais são os seus valores, suas fraquezas, suas motivações e suas fortalezas.


Como faço para me conhecer melhor?

Existem muitos caminhos para chegar até Roma, basta você saber onde quer chegar. Para se conhecer não é muito diferente, você pode optar por fazer terapia, meditação, yoga, cursos de autoconhecimento e afins, o mais importante é começar. Mas fique sempre atento a duas questões muito importantes:

1° Nem sempre estamos preparados para lidarmos com nós mesmos e com aquilo que descobrimos. Quando isso acontece pode gerar muita angústia e frustração que o levam a desistir do processo. Por isso, lembre-se de que pedir ajuda muitas vezes é sinal de crescimento.

2° Nossas prioridades são mutáveis, hora focamos na carreira, dinheiro, e bens materiais, hora focamos no tempo livre, tempo com a família e amigos. Assim, é de extrema importância que você saiba qual a sua prioridade e qual o momento da sua vida que você está; e se tiver dificuldade lembre-se que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de crescimento.


Cinco dicas para aumentar seu comprometimento:

Foco: mantenha-se focado do início ao fim e anote sempre suas dúvidas.

Participação: expresse sua opinião de forma clara e coerente.

Proatividade: vá além das suas funções e atividades, ajude seus colegas de trabalho e o seu líder.

Pense como “dono”: se você fosse o dono da empresa em que trabalha, como agiria?

Ética: faça o certo, mesmo quando ninguém estiver vendo.


Que tal uma ajudinha?

Agora vamos fazer um exercício! Mãos à obra!

Pegue uma folha de papel em branco.


1°Assim como em um quebra cabeças, primeiro precisamos de estabelecer nossas bordas. Então, escreva na borda superior e inferior do papel os seus talentos, habilidades, experiências, conhecimentos, tudo que diz respeito a você. Aproveite esse momento para refletir e se conhecer mais. Ok?


2° Em uma das laterais você vai escrever os seus desejos, aspirações e objetivos. Na outra vai escrever os seus valores pessoais, suas fraquezas e seus pontos fortes.


3° Agora chegou a hora de preenchermos o meio do nosso quebra-cabeças. No centro da sua folha você vai escrever seus objetivos a serem alcançados, seja sua carreira ou seu comportamento que queria mudar/adquirir, ou seja, escreva o que você que no seu futuro.


4° Depois de formadas as bordas, é hora de colocar as peças preenchendo o meio da sua folha de papel, ou seja, do seu quebra-cabeça, com as condições e possibilidades que o contexto apresenta para completar sua visão de futuro.

Terminou? Então, agora você está pronto para trilhar o caminho que você mesmo definiu.


Lembre-se! Não se preocupe se no meio do caminho você tiver que fazer algumas alterações. Isso é muito normal de acontecer. Afinal, as coisas mudam!





Agora que você se tornou um líder, lembre que o Feedback é essencial. Então, não esqueça de deixar sua opinião a caixa de comentários 💬 e dar um like ❤️ se você gostou do conteúdo!

Até a próxima!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page