top of page

Pessoas e suas camadas

Atualizado: 17 de mar. de 2023

Como já dizia o Shrek, "os ogros tem camadas" e há muito mais neles do que os outros pensam.



Há muito mais numa pessoa do que elas deixam transparecer. Você com certeza já viu aquela famosa imagem do iceberg que sempre está acoplado a essa mesma frase, implicando que devemos ser mais empáticos com os outros, porque não sabemos o que eles estão passando e isso é maravilhoso! Mas não é sobre isso que vou falar aqui.


Vim falar sobre as camadas que as pessoas colocam em nós. Como assim?


Você com certeza já escutou da sua mãe, pai ou amigos algo do tipo "desde pequeno era assim, temperamental", ou "ela é muito sensível/emotiva", ou "sempre foi muito teimoso". Eu escutava, e ainda escuto, muito sobre como eu vivia sempre no "mundo da lua" ou no "fantástico mundo de Bárbara", muito voada e distraída.

Já identificou do que eu estou falando? Estou falando das características superficiais que outras pessoas se deram o direito de nos dar, e de como nós bons seres humanos imperfeitos, acabamos absorvendo essas características como parte da nossa personalidade. Agora reforço, "há muito mais numa pessoa do que ela deixa transparecer".

O problema é que quando absorvemos essas características superficiais para nós, acabamos nos comportando como achamos que é esperado pelo outro e, logo, ferindo nossos próprios valores. O que não deveria acontecer, afinal foi o outro que colocou essa característica em mim e muito provavelmente ela não faz parte de quem sou. Assim, é importante pararmos para pensar "essa característica é minha ou é a outra pessoa que está colocando ela em mim?"


Vamos para uma prática, ok? Observe esse diálogo do filme Shrek com seu companheiro de viagem.


No diálogo do Shrek com o Burro, o nosso tão amado Ogro tenta explicar que existem outras características importantes dos ogros além dos estereótipos que lhe são impostos. Super "terapeutizado", Shrek, faz a analogia com as suas camadas ele tenta mostrar que não é que porque é um Ogro que ele tem que ser violento como as pessoas esperam que ele seja.


E aí, quais são as suas características reais e quais são as que os outros escolheram para você?


Espero que tenha gostado desse novo post e tenha curtido o conteúdo! Lembra de clicar no coração no fim da tela e compartilhar com que você acha que também vai curtir essa ideia! Seu feedback é muito importante para mim!

696 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page